Asterios Polyp

266

Asterios Polyp é um romance gráfico, criado pelo quadrinhista David Mazzucchelli, conhecido pelos seus trabalhos na editora DC Comics com o elogiado “Batman: Ano Um” e também pela Marvel Comics com o personagem Demolidor no importante arco “A Queda de Murdock”, ambos escritos pelo Frank Miller. Porém, com um tempo depois passou a focar principalmente em concepções pessoais e assim, em 2009, lançou Asterios Polyp, vencedor do prêmio Eisner Award e três troféus no Harvey Awards. Sua publicação brasileira pela editora Quadrinhos e Cia, ganhou o Troféu HQ Mix de melhor edição especial em 2012.

Imagem relacionada
David Mazzucchelli

O título possui o nome de nosso protagonista e assim podemos descrevê-lo como um talentoso arquiteto e professor catedrático devido suas criações de projetos incríveis e autor de alguns livros, porém, nunca chegaram a serem construídos e adquirindo sua reputação como “arquiteto de papel”. Vale lembrar que seu nome é uma referência a um rei de Creta da mitologia grega.

Resultado de imagem para asterios polyp
Asterios Polyp como renomado arquiteto e professor.

Dono de uma personalidade egocêntrica, Asterios não tem facilidade de relacionar com outras pessoas e a justificativa deste problema está em sua maneira de pensar com arrogância, preconceito, egoísmo, inflexibilidade em seus erros e imutável.

Resultado de imagem para asterios polyp
O edifício em chamas.

O ponto de partido da história é uma chuva torrencial envolvendo um apartamento totalmente desorganizado e neste meio temos Asterios Polyp, um sujeito solitário e desinteressado com tudo ao redor. Então o edifício começa a incendiar devido um raio violento e vemos Asterios, agora, correndo contra o tempo para salvar sua vida em meio daquele desastre, pegando naqueles instantes poucos pertences que cabem em levar consigo.

Momentos após a tragédia em seu apartamento, Asterios toma uma decisão arriscada e corajosa, comprando uma passagem somente de ida até onde consegue pagar com o dinheiro que carrega em sua carteira e assim inicia sua nova jornada de vida na pequena cidade de Apogee, adquirindo novos conhecimentos, experiências e amizades em uma nova realidade.

A trama é conduzida paralelamente em dois modos: a vida passada de sucesso profissional, confortável e casado com Hanna Sonnenschein (uma jovem professora de arte); a outra forma de vida presente, atual, exprime uma necessidade de ajuda de terceiros, desconforto e disposto a trabalhar duro para recomeçar com dignidade. Esta dualidade é inserido até o encerramento desta obra em meios de reflexões, pensamentos e diálogos interessante durante o andamento, exigindo uma certa sensibilidade e discernimento do leitor para uma clara compreensão.

Resultado de imagem para asterios polyp
A vida passada de Asterios com sua esposa Hana.
Resultado de imagem para asterios polyp
A vida presente de Asterios com seu amigo Stiff.

A arte diferenciada possui um olhar cativante e interessante, não somente nas ilustrações, mas também na escrita. Todo trabalho de detalhar as emoções das personagens e o clima do ambiente reflete na estética e nas cores bem escolhidas pelo autor.

Resultado de imagem para asterios polyp
Design gráfico em certos momentos da trama.

Asterios Polyp não é uma obra fácil de delinear com precisão, devido sua amplitude artística e textual, engrandecido de interpretações, metáforas e temas que abordam: mitologia grega, arquitetura, relacionamento, literatura, filosofias, religião, entre outros. Certamente, a peculiaridade de cada detalhe em meio as suas explicações podem criar uma instabilidade definida da compreensão individual do leitor, colocando assim, numa alternativa de releituras para melhor análise, se necessário.

Resultado de imagem para asterios polyp
Asterios Polyp

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here