Autor de Percy Jackson alertou sobre o fracasso da série

36

Percy Jackson foi lançado em 2010 pela a 20th Century Fox na tentativa de criar um novo Harry Potter. A nova franquia baseada nos livros de Rick Riordan tinha tudo, em teoria, para conquistar uma boa base de fãs. No entanto, o planos foram por água abaixo e a série acabou sendo cancelada no segundo filme.

Agora o autor colocou uma nova luz sobre os fatos relantando em um post de seu blog pessoal, que chegou a discutir com os produtores do filme em e-mails antes do lançamento do longa. Riordan mostrou pontos que fariam o filme fracassar, como por exemplo aumentar a idade dos personagens de 12 para 17 anos, além de diversas outras decisões questionáveis tomadas pela equipe de produção.

“Como quero ver esse filme mais que qualquer outro, espero que vocês me deixem explicar porquê essa é uma má-ideia sob o ponto de vista econômico. Primeiramente, a decisão de mudar as idades dos personagens mata a possibilidade da franquia crescer. A série de livros é centrada na premissa que Percy precisa treinar e se desenvolver dos 12 aos 16 anos, idade na qual, de acordo com a profecia, ele deve tomar uma decisão de salvar ou destruir o mundo. Imaginei que a FOX gostaria de pelo menos deixar em aberto a possibilidade de uma sequência caso o primeiro filme faça sucesso.”

Rick Riordan. O autor de Percy Jackson.

Riordan mostra o seu ponto de vista sobre o corte de uma grande faixa etária da audiência com a alteração da idade do personagem:

“Com Percy começando os 17, isso é impossível. A audiência alvo para Percy Jackson são crianças de 9 a 12 anos. Existem milhões de crianças dessa idade, juntas com seus pais, que estão ansiosas para ver esse filme porque eles querem ver sua imaginação sendo trazida às telas. Eles sabem muito bem que Percy tem 12 anos no primeiro livro. Mudando a idade dos personagens para 17, você aliena todas essas crianças logo de cara.”

Além de todos os pontos levantados por Riordan, o autor ainda salientou a construção ruim e fragilidade do roteiro.

“O roteiro como um todo é terrível. Não apenas se desvia do material, como também sequer parece com a história original, é algo quase irreconhecível. Os fãs dos livros ficarão com raiva e desapontados, e certamente isso vai gerar uma péssima reputação. E mesmo que a obra não existisse, acredito que esse roteiro sequer funciona por si só.”

Percy Jackson chegou aos cinemas como uma tentativa de se tornar uma grande franquia da FOX, mas os dois filmes lançados se tornaram fracassos de crítica e público. Existiam planos para uma terceira produção, que acabou sendo cancelada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here