Han Solo não está voando tão alto no seu fim de semana de estreia

682

A mais nova produção da Disney e Lucasfilms, Han Solo: Uma História Star Wars, ficou no topo das bilheterias do fim de semana, mas ficou aquém das expectativas. Levantando algumas questões válidas, levando em conta somente questões de estratégias de mercado e planejamento, e deixando de lado aspectos como: real interesse dos fãs em ver um longa contando o passado do personagem.


  • Era muito cedo para lançar outro filme de Star Wars, apenas cinco meses depois do último filme?

  • A competição com Deadpool 2 e o próprio Vingadores: Guerra Infinita era apertada?

Anteriormente a Disney projetava uma arrecadação de pouco mais de US $ 100 milhões, contudo, a estimativa é de que a nova produção do universo Star Wars consiga US $ 83,3 milhões durante o fim de semana. Ainda sobre as estimativas do estúdio em torno do longa, previam que o feriado Americano Memorial Day, que ocorre nesta segunda-feira dia 28 de maio, ajudaria na projeção de uma performance em torno de US $ 130-150 milhões para o fim de semana de quatro dias. Agora com os novos números chegando, esse patamar será difícil de alcançar, o que não torna necessariamente o filme um fracasso. Todavia diante de um orçamento girando por baixo na casa de US $ 250 milhões, incluído a conturbada produção e refilmagens, os números podem ser decepcionantes.

Sobre a concorrência que Solo sofreu em seu fim de semana de estreia, os números de Deadpool 2 comprovam o fato. A produção da Fox ficou em segundo lugar com uma estimativa de US $ 42,7 milhões. O filme deve render US $ 53,5 milhões de dólares somando o feriado do Memorial Day, levando seu rendimento doméstico para a marca de US $ 220 milhões. Internacionalmente, Deadpool 2 quase superou Solo no seu segundo fim de semana, com cerca de US $ 57 milhões, empurrando o cume da arrecadação no exterior para US $ 280 milhões, chegando em um total global de US $ 487,1 milhões. O  filme estreia no Japão em 1º de junho.

Vingadores: Guerra Infinita terminou em terceiro, trazendo cerca de US $ 17 milhões para os três dias. O filme deve ter um desempenho de US $ 21 milhões com a ajuda do feriado, o que levará o seu consumo doméstico a mais de US $ 627 milhões e subirá dois lugares no ranking Americano de todos os tempos, ficando em sexto à frente de Os Vingadores de 2012 (US $ 623,3 milhões) .

Guerra Infinita somou mais US $ 32,5 milhões em um total internacional de US $ 1,283 bilhão, levando a uma bilheteria global de US $ 1,9 bilhão, mantendo sua posição como o quarto maior lançamento mundial de todos os tempos.

Os números mostram que a concorrência de Deadpool 2Vingadores: Guerra Infinita certamente desempenhou um papel na luta de Han Solo. Outro ponto de maior problema foi a pequena janela de cinco meses entre o lançamento de Star Wars: Os Últimos Jedi e a estreia de Han Solo: Uma História Star Wars. Essa escolha de data não ajudou em nada. A Disney lançou os três filmes anteriores de Star Wars em dezembro, dando a cada, um ano de espaço para respirar.

Uma ressalva é que a paisagem de blockbusters está relativamente aberta até 21 de junho, quando Jurassic World: Reino Ameaçado chega aos cinemas. Então no momento resta a Solo continuar lutando contra Deadpool e Vingadoes por uma audiência remanescente. O mínimo que se pode esperar agora, é que Solo se mantenha bem no próximo fim de semana, o que poderá trazer uma melhora nos números finais de bilheteria do filme. Neste momento, no entanto, um desempenho final mais provável no mercado Americano está girando em torno de US $ 205-230 milhões, parece provável e sua estréia internacional não está ajudando.

O cenário internacional também não vai nada bem para o mercenário das estrelas. O longa arrecadou menos US $ 65 milhões de uma longa lista de mercados pelo mundo. Liderando a lista está o Reino Unido com $ 10.3m, seguido pela China ( $ 10,1m ), Austrália ( $ 5.0m ), Alemanha ( $ 4,3m), França ( $ 3,9m ), Rússia ( $ 3.6m ), Espanha ( $ 2,6m ), México ( $ 2,5m ), Itália ( US $ 2,2m ), Brasil ( US $ 1,3m), Suécia ( US $ 1,3m ) e Coréia ( US $ 1,1m ).

Para ter uma perspectiva, a estréia doméstica de Solo foi de 54% da abertura de Rogue One, que arrecadou US $ 155 milhões. Seu desempenho internacional não foi nem metade da abertura de US $ 134,9 milhões de Rogue One, que não contou com abertura inicial de Coréia do Sul e China. Será interessante ver até onde o filme irá em sua performance mundial. Algo em torno de US $ 600 milhões ou a produção se recupera e chega próximo da casa de US $ 1BI???

Confira nosso diagnóstico sem spoilers Han Solo: Uma História Star War.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here