Watchmen- 1º Temporada

90

Muito se questionou sobre “o que seria o seriado de Watchmen. Uma adaptação? Uma continuação? Ambos? Os fãs, principalmente, ficaram curiosos e até reticentes quanto à produção da minissérie da HBO. As primeiras fotos de divulgação só tornava tudo ainda mais misterioso e pequenos vídeos rolavam em redes sociais dando aos fãs muitas dúvidas. Muito dizia-se que Watchmen seria uma obra nada fácil de se adaptar, mas o filme de 2009 de Zack Snyder foi bem e agradou bastante os fãs e não fãs da obra original. Mas então o que verdadeiramente esperar da série de TV?

A verdade é que o programa dividiu crítica e espectadores. Muito disso se deu por fatores mais simples do que se pode cogitar. Sendo uma “continuação direta” dos quadrinhos homônimos editados pela DC Comics nos anos de 1980 com textos de Alan Moore e arte de Dave Gibbons, muitos espectadores simplesmente não conseguiram pegar todas as referências de personagens, estória e consequências os “deixando” à margem do que realmente englobava o seriado e todo seu potencial- tanto que o canal precisou criar uma página na internet para ir elucidando as referências. Outro fator contra foram os próprios fãs mais ardorosos que simplesmente não aceitam que a obra tenha uma continuação ou uma adaptação levando em conta a própria vontade do criador Alan Moore que disse odiar esse tipo transição entre a película e a celulose.

Mas Watchmen da HBO surpreende entregando um programa distópico guiado pela própria sequencia dos quadrinhos e acrescentando novos personagens e um enredo contundente enxertando história nas camadas da HQ com personagens como Justiça Encapuzada, Espectral, Dr. Manhattan, Rorschach e entre outros que passam por referências diretas e indiretas. A estória se passar 34 anos depois das ações de Ozymandias para evitar uma Guerra Nuclear em curso nos de 1980 com o ataque de “uma lula interdimensional”.

Nessa realidade o ano de 2019 seguiu as consequências desses atos e muito do que temos hoje não existe aqui e vice-versa. Somos levados a cidade de Tulsa onde um grupo de supremacistas brancos chamado de Sétima Kavalaria ataca minorias “inspirados” nos textos de Rorschach. Mas nada é aleatório e existe um plano por trás do grupo. Paralelo a isso, somos apresentado à personagem Sister Night que tem boa parte da trama focada nela. Tudo em parte passa por ela de alguma forma.

Mas nem só de novos personagens vive o seriado que nos trás de volta Espectral e Ozymandias, entre outras surpresas interessantes da mitologia de Watchmen. Apesar de começar de forma lenta, mas já instigando a curiosidade dos fãs, o seriado consegue emplacar sua ideia muito bem, desenvolve a trama com qualidade e fecha os principais pontos com segurança- e até abre portas tímidas para uma continuação, apesar de ideia do criador do programa, Damon Lindelof, ser que tudo termine aqui mesmo. As inserções na trama que recoloca o “caótico relógio do juízo final” são muito bem encaixados, mas não são repetitivas. Watchmen conseguiu ser uma criação além das limitações de uma mera continuação.

Watchmen 1º Temporada (2019)
Episódios: 9
Transmissão: HBO
Criador: Damon Lindelof
Baseado na obra original de Alan Moore e Dave Gibbons

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here