Apple apresenta no iOS14

62

Durante a sua conferência global para desenvolvedores(WWDC) a Apple anunciou uma nova versão do seu sistema operacional, o iOS 14. O novo sistema estará disponível a partir de hoje para desenvolvedores da Apple. Uma versão beta pública poderá ser baixada em julho e a versão final chega a partir de outubro.

A empresa apresentou alterações na tela inicial, exibição de informações e na assistente digital Siri, além de recursos que tentam melhorar a organização do seu Smartphone. Alguns deles lembram de certa forma os recursos já antigos do Android, como widgets e vídeos em segundo plano.

O novo iOS estará disponível para os mesmos aparelhos que receberam o iOS 13, lançado no ano passado, começando a partir do iPhone 6s.

O que há de novo no iOS14

Biblioteca

A partir de agora será possível agrupar automaticamente aplicativos divididos por tema través do “App Library”, os mais utilizados ficaram nas primeiras páginas. Essa novidade promete resolver a situação de muitos usuários de iPhone, que geralmente têm páginas cheias de aplicativos ou diversas pastas para fazer organização de aplicativos.

Biblioteca de aplicativos vai agregar apps por categoria automaticamente e facilitar a visualização. — Foto: Reprodução/Apple
Biblioteca de aplicativos – Foto: Apple

Outra novidade é uma mudança na exibição de informações que aplicativos podem apresentar, como datas no calendário ou temperatura e previsão do tempo. Será possível, a partir do iOS 14, incluir essas informações entre os aplicativos, com exibição maior, facilitando obter esses detalhes.

Widgets

O novo iOS traz um redesenho completo das funções de widgets, aqueles recursos que mostram funções de aplicativos direto na tela inicial, sem precisar abrir o app em si. Presentes há tempos no Android, os widgets passaram a ser adotados nos últimos tempos pela Apple e agora ganham ainda mais força. A função ganhou uma apresentação totalmente nova e bem semelhante ao que já ocorre no sistema rival. Agora, os widgets podem ser personalizados em vários tamanhos dentro da tela inicial do iPhone e em meio aos apps. Será possível, por exemplo, adicionar widgets como “tempo”, “notas”, “relógio” e outros em diferentes designs e tamanhos junto às pastas com seus apps.

iOS 14 - Home Screen Widgets - YouTube
Foto: Apple

Siri

A Apple anunciou ainda uma nova versão da Siri, que não mais vai tomar a tela toda do aplicativo quando chamada e vai ganhar funcionalidades mais inteligentes.

Outra novidade de voz é o aplicativo “Translate”, que vai permitir que duas pessoas conversem em diferentes idiomas, com o app intermediando a tradução.

As notificações de ligações também mudaram para o iPad e o iPhone: a partir de agora quando o usuário recebe uma ligação ela não tomará mais a tela inteira se o aparelho estiver em uso e aparecerá como uma notificação simples, no topo da tela.

App Clips

A Apple traz uma novidade para usuários que geralmente não têm um aplicativo quando precisam dele: para pedir comida, alugar uma bicicleta compartilhada ou pagar em um café.

Foto: Apple

Chamado de App Clips, a empresa vai utilizar tecnologia NFC para permitir que desenvolvedores insiram em uma espécie de código pequenas partes de um aplicativo, de até 10MB, que terá integrações que vão permitir realizar pequenas ações mesmo sem ter o aplicativo.

A novidade tem interação com Apple Pay, o que vai permitir pagamentos, e com o Sign In com Apple, o que vai permitir realizar um cadastro de maneira descomplicada.

A Apple começa a distribuir a prévia para desenvolvedores do iOS 14 ainda hoje, no developer.apple.com. O beta público está previsto para ser disponibilizado no próximo mês, julho, em beta.apple.com. A versão final chega a todos os modelos do iPhone a partir do 6s gratuitamente no outono do hemisfério norte (primavera no Brasil).

fonte: Canaltech, G1 e Tilt Uol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here