Batman – Retorno ao Asilo Arkham

560

Em 1989 estreia o primeiro longa metragem do Batman nos cinemas, distribuído pela Warner Bros e dirigido pelo Tim Burton. Nós sabemos que o filme foi um sucesso em críticas e bilheteria, arrecadando milhões de dólares com direito a uma indicação ao Globo de Ouro e conquista de um Oscar. Na sequência, em 1992 o mesmo diretor para dar continuidade ao sucesso do primeiro filme, lançou Batman: o Retorno e os fãs de Batman mais uma vez exaltaram-se não somente nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.

Resultado de imagem para batman o retorno
Batman – O Retorno

O triunfo do último filme incentivou a editora DC Comics a publicar uma nova série solo do Homem Morcego e assim nasceu Batman: Shadow of the Bat, dando-lhe assim quatros títulos mensais nos Estados Unidos. Desta maneira, era o mais novo espaço para a dupla criativa composta pelo escritor Alan Grant e de seu parceiro, o artista Norm Breyfogle, para contar as histórias do Batman com periodicidade mensal e entre estas sombrias histórias surgiu Batman – Retorno ao Asilo Arkham.

Alan Grant à esquerda e Norm Breyfogle à direita.

Esta mini-série quinzenal em duas edições foi inicialmente publicado no Brasil pela editora Abril Jovem em janeiro de 1994 com 52 páginas em cada edição.

Resultado de imagem para Batman retorno ao asilo arkham
Edição brasileira dividida em duas partes.
Resultado de imagem para batman shadow of the bat return asilo arkham
Edição americana dividia em quatro partes.

A intensão do roteirista Alan Grant era trazer um novo ar de loucura e terror psicológico, focando na exploração da insanidade de muitos personagens dentro do lugar mais apropriado da cidade de Gotham: o Asilo Arkham.

Imagem relacionada
A primeira página já deixa claro a insanidade dominadora e presente.

Inicialmente somos apresentados ao novo diretor, Jeremiah Arkham, em meio a uma grande reforma do Asilo Arkham, disposto a enterrar o passado daquele maldito lugar e erguer um novo futuro de acordo com sua ideologia e tratamento contra a loucura. O novo e moderno asilo possui agora paredes de células de vidro que permitem conversar com os presos e novas luzes fluorescentes iluminando a planta de um piso disposto como um labirinto.

Resultado de imagem para jeremiah arkham shadow of the bat
Um novo diretor e asilo.

O recente Asilo Arkham pode parecer reformulado e interessante na medida da retenção de seus presos, fato que certos presos tem as suas vidas encarceradas de formas peculiares, na medida de suas características de loucuras e exposição de ameaça aos carcereiros. Uma observação importante é a forma de como estão inseridos naquele nicho a merce das análises, conceitos e relatórios do diretor Jeremiah Arkham.

“A mente é um conceito sinistro! não pode ser saboreada…nem tocada! pode-se fazer tudo com ela…exceto, talvez, mudá-la!”

“O homem examina moléculas e pesa as estrelas…mas ninguém sabe o que faz a mente funcionar!”

citações de jeremiah arkham

Outro ponto considerável nesta história é saber que o antagonista principal, Sr. Zsasz, juntamente com o novo diretor já apresentado, Jeremiah Arkham, são criações dos próprios autores desta obra, assim também, suas primeiras aparições no mundo dos quadrinhos.

O Sr. Zsasz é claramente definido como um Serial Killer compulsivo, de acordo com suas filosofias expressas na presença do diretor do Asilo Arkham e do Batman, e metodologias observadas na forma desumana de assassinar as vítimas e sua sede de matar. Vale salientar que o Sr. Zsasz marcava em seu próprio corpo com a mesma faca para cada pessoa que executava, ficando coberto por cicatrizes e recordações que o próprio adorava relembrar.

“o homem não precisa de assistência divina! ele próprio se ajuda! eu optei por exterminar os zumbis, matando!”

citação do sr. zsasz

Nós já falamos do Asilo Arkham e não falamos ainda do Batman…por onde se encontra? Bem, já que estamos falando de loucura, porque não ver de perto o Cavaleiro das Trevas “louco”, inserido e contido como uma forte ameaça a cidade de Gotham? De certa forma, este é o diagnóstico que acredita o diretor Jeremiah Arkham baseado na observação do uso de uniforme e de tomar a lei com suas próprias mãos, mas principalmente, por ter executado um policial publicamente. Assim, as consequências são as visualizações de muitas formas de controlar fisicamente o Batman dentro daquele asilo, múltiplas agressões devido terapias punitivas e exaustão do personagem.

Resultado de imagem para batman shadow of the bat return asilo arkham
Marcante esta página.

O roteirista não aprofunda muito da forma como Batman foi parar no Asilo Arkham em estado insano e isso gera muita curiosidade ao leitor até ser lido o final da história. Está claro para os usuários de quadrinhos mais ingênuos que Batman nunca mataria um policial, sendo visto até mesmo pelas indagações pessoais do personagem Asa Noturno durante a investida de libertar seu mentor. Em contra partida, é notório a revolta do Batman contra as ações do Jeremiah Arkham, os seus pensamentos como detetive sempre estão a tona e a sua perícia de fuga do asilo são bem executados.

Resultado de imagem para batman shadow of the bat return asilo arkham
Batman contido como louco.

Os desenhos de Norm Breyfogle contribuíram bem com a trama de forma estilizada e marcante do próprio artista, assim também, as linhas de movimento em cenas de combate são de fácil admiração. Também podemos destacar as adequadas expressões faciais de loucura, frustração e fúria vistos por muitas vezes, além disso, o clima sombrio e de certa forma agressiva para o leitor complementa a narrativa prestada pelo Alan Grant.

As cores de Adrienne Roy finalizam esta insana obra com uma tonalidade muito saturada, carregadas de emoções propositalmente e uma atmosfera singular, presente para aquele tipo de quadrinho daquela época.

Batman – O Retorno ao Asilo Arkham continua sendo uma boa leitura aos dias atuais. Os artistas casaram bem seus trabalhos e o conjunto de personagens exibidos e não citados aqui (para não perder a graça) são bem legais de verem juntos, inclusive em uma determinada cena icônica do Batman contra todos os loucos juntos. Pessoalmente foi marcante conhecer o insano Sr. Zsasz neste quadrinho, além de ver Batman na beira da insanidade e uma atmosfera pesada contribuindo a favor do caos.

Resultado de imagem para jeremiah arkham shadow of the bat

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Sensacional! Admito que sabia pouco sobre esse especial. Parabéns, meu velho! Muito bom! Agora fiquei bem curioso, ainda mais pelo excelente time criativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here